Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2009

O meu pai

Como é do conhecimento de alguns de vós, o meu pai passou por uma depressão grave há cerca de ano e meio.
Decidiu morrer, deixou de comer, despediu-se de toda a família, excepto de mim, que me recusei a ir lá para esse fim.

Não tinha qualquer problema físico. Foi invadido por uma tristeza enorme ao pensar em tudo o que já passou e sofreu, em tudo o que queria ter feito e que talvez já não conseguisse fazer...
Teve que ser internado no hospital de Castelo Branco, onde permaneceu algum tempo.

Actualmente já se encontra recuperado.

Depois disso preocupo-me em ir vê-lo mais vezes e em lhe mostrar como ele ainda pode fazer imensas coisas. Porque pode mesmo!

Ele sempre foi uma pessoa extremamente dinâmica e felizmente já voltou a ser.

Há uns tempos criei-lhe um blogue (http://domingosteixeira.blogspot.com/), para o entusiasmar e, embora ainda não tenha publicado muito, já o fez e, sem ajuda!
Também preencheu sozinho os dados do perfil.
Só ainda não publicou mais porque, felizmente, voltou às muitas actividades que sempre lhe encheram os dias.

Recentemente disse-me que ia criar o Curriculum e que depois me pedia ajuda para o colocar on-line.
Criou tudo sem ajuda. Apenas dei uns retoques finais na formatação, criei o PDF e coloquei on-line aqui (http://sites.google.com/site/domingosccteixeira/)

Como já todos perceberam, tenho uma enorme admiração pelo meu pai.

Quando enfrento grandes dificuldades e preciso de lutar e me esforçar mais, é sempre ao exemplo dele que recorro.

Ele tem sofrido grandes golpes ao longo da vida. Talvez um dos piores tenha sido perder tudo em Moçambique e ter que vir recomeçar tudo de novo, em Portugal, com duas filhas já crescidas.

E mais não digo, para não ser maçadora. Mas não queria deixar de partilhar convosco a alegria que sinto pela recuperação do meu pai. Ele tem quase 71 anos!

Dêm uma voltinha pelo blogue e pelo Curriculum dele, se quiserem saber mais um pouco.

Mas para saber mesmo como ele é, só conhecendo-o...!

Abraço
São

3 comentários:

Isabel Teixeira disse...

Parabéns pelo texto. Para além de estar muito bem escrito, sei que tudo o que dizes é a pura verdade. Aliás a maioria dos grandes homens e mulheres deste mundo, quando se consegue ter acesso ao seu percurso de vida, fica-se a saber que quase todos eles tiveram grandes perdas,(falências totais com perda de quase todo o património, doenças graves, acidentes quase mortais, etc.) e só por serem tão determinados e objectivos e por terem uma força interior tão grande que a maioria dos "mortais" não entende, conseguiram recuperar e tornar-se nas figuras que hoje são.
Mas há também por aí muitos outros GRANDES homens e mulheres pelo mundo fora que embora permaneçam no anonimato, não têm menos valor que os outros só por não serem famosos, Um desses casos é claramente o nosso PAI e também a nossa mãe, que esteve sempre ao seu lado. Atrás de um grande homem há quase sempre uma grande mulher.

Manuela Barreto disse...

Parabens a ambas, pelo texto, pela admiração e pelo apoio que dão ao vosso pai, certamete é merecedor, e é enquanto eles cá andam que lho devemos mostrar. Infelizmente sei do que falo, perdi o meu pai o ano passado e foi dos momentos mais difíceis da minha vida.

Neth Mahunnop disse...

Extraordinária dedicação e bom exemplo do que se deve fazer enquanto os nossos entes mais queridos estão entre nós, aproveito para lhe dizer São, que percebo muito bem o que disse acerca da sua posição e de tudo o que a relacionou com o seu pai, passei por algo idêntico recentemente, e o que me levou acreditar que as pessoas conseguem milagres quando os querem...e mudam qd acham que não vão mudar...
Beijos grandes e muita coragem e força desta amiga que está presente mesmo que não pareça...
Elisabete Veloso